quarta-feira, 17 de março de 2010

Sem confusões, por favor.

Como dito no post de ontem, curtir é o meu verbo preferido. Se me chamam pra sair, mesmo que seja pra ir até a banca da esquina da rua de casa e voltar, pode crer, eu vou!!
Na rua tem todo tipo de gente - e essa mistura é ótima. Tem loiro, moreno, enfim, tem de tudo. Mas, sinceramente, tem uma coisa que me intriga nas pessoas: a confusão que muitas delas fazem ao ver um deficiente.
Cetramente, o meu padrão de andar é diferente de uma pessoa que não é deficiente física (se quiserem ver mais ou menos como eu ando, cliquem aqui) e o meu padrão de fala também é diferente. E são esses dois aspectos que, creio eu, provocam uma certa confusão na cabeça de muita gente. Digo isso porque às vezes eu tô no shopping conversando com alguém, ou até na fila de algum exame, ou sei lá onde, aí chega alguém e fala mais ou menos assim: "Ooooi bebê!! Nooossa que biiiita que 'eu' tôôô!". É, é assim que algumas pessoas falam comigo. Mas o melhor que eu faço é respirar fundo (mas bem fundo, sabe?) e sorrir, mesmo que "amareladamente" - a não ser que eu esteja meio "pê" da vida com algo.
Outra "vítima" é minha tia. Ela tem a condição vocal um pouco restrita. E vem de novo à tona a confusão que as pessoas fazem com as limitações dos outros. Muitas vezes ela, ao falar com outras pessoas, recebe respostas sussurradas.
E as confusões são frequentes. Mas, com o tempo isso muda, não muda? Bom, espero que sim.

Até o próximo post!
Beijos!!!

2 comentários:

  1. tem gente que realmente fala assim com vc?
    que mal heim --

    ResponderExcluir
  2. Pati, esta é uma questão cultural que o tempo não conseguirá, sozinho, resolver. Temos que dar uma "mãozinha". Você já reparou que as pessoas costumam falar mais alto que o normal com um cego? Parece que a presença de um "diferente" causa algum curto-circuito nos neurônios de algumas pessoas. Quer saber? Problema delas.
    Assisti ao vídeo e pude conhecê-la quaaaase pessoalmente. Foi muito legal perceber o apoio de familiares e amigos, isto é fundamental não só para nosso progresso, mas também para nosso equilíbrio emocional. Da próxima vez que alguém te tratar como a um bebê, dê o endereço de seu blog. Certamente vão perceber que você é quase uma escritora, e vão passar a enxergá-la com um pouco mais de sabedoria. Beijão. Falta muito para abril?

    ResponderExcluir